Saiba como transformar o seu empreendimento em uma franquia
O crescimento de 7% do mercado de franquias no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2018, pode animar empresários a transformar seu negócio em rede.
É preciso, porém, muito planejamento para fazer isso, diz Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP.
Formatar uma rede é como criar clones. Ou seja, é preciso ter certeza de que seu negócio pode ser replicado em qualquer lugar, com o mesmo padrão de qualidade. Para isso, é recomendável fazer um estudo com a ajuda de uma consultoria especializada.
É também um processo custoso e demorado. Segundo Sidnei Amendoeira, diretor institucional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), são necessários, em média, seis meses e R$ 80 mil para montar uma franquia.
Esse valor cobre os processos operacionais, como a contratação de advogados, consultores e contadores. Os profissionais fazem análise de mercado, de contratos e são responsáveis por garantir o cumprimento das determinações da Lei de Franquias.
São eles, por exemplo, que devem elaborar a Circular de Oferta de Franquia, documento entregue a potenciais franqueados com todas as informações do negócio.
“Uma rede não pode ser feita por impulso, afinal o franqueador está lidando com o dinheiro de outros empresários”, afirma Barros.
Para Leila Oda, fundadora da franquia Terra Madre, que vende produtos orgânicos, contratar especialistas foi fundamental no sucesso da formatação da rede.
A empresa foi fundada em outubro de 2014 e já contava com a primeira unidade franqueada em novembro de 2015, a pedido dos clientes, que queriam lojas mais próximas de suas casas.
“Quando fomos montar a franqueadora, buscamos os melhores profissionais na área. O investimento foi alto, no total deu R$ 450 mil, mas são muitos detalhes, muitas minúcias, que precisam estar acertadas para a franquia funcionar bem”, diz.
Hoje, a Terra Madre é composta por 13 lojas, espalhadas em sete estados. A meta é fechar 2019 com 25 lojas.
A transformação da loja Pinta Mundi Tintas em franquia também levou pouco mais de um ano, conta Nassim Katri, dono da rede. A empresa de tintas já existia há 25 anos e tinha seis lojas quando, em 2017, Katri pensou na expansão.
Fonte: www1.folha.uol.com.br Autor: Valdir Ribeiro Jr