Pequenos negócios: para 20,4% dos empreendedores, mentoria é principal apoio para crescimento
Falta de conhecimento, dificuldade de acesso a crédito, inexperiência no mercado. São muitos os desafios de um pequeno empreendedor, principalmente considerando que 82% começam um negócio por necessidade, para enfrentar o desemprego. É o que diz a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae.
Diante dessa realidade, uma orientação experiente pode fazer toda a diferença para quem está iniciando um negócio ou para quem já empreende há algum tempo, mas não enxerga perspectiva de crescimento. O papel da mentoria é ser fonte de sabedoria e inspiração para esses empreendedores.
Ao compartilhar suas experiências, erros e acertos, os mentores proporcionam aos novos empreendedores a chance de aprenderem sem precisar passar pelos mesmos obstáculos.
No Salto Aceleradora, programa de educação empreendedora gratuito desenvolvido pelo Impact Hub Floripa e executado em parceria com o Sebrae, a mentoria foi apontada por 20,4% dos participantes de 2023 como o principal fator que levou ao aumento de faturamento.
A metodologia envolve oficinas teóricas e práticas, material didático exclusivo e até a realização de uma feira de negócios, mas são as mentorias individualizadas as principais responsáveis pelo desenvolvimento dos pequenos empreendedores que passam pelo programa.
“As mentorias são uma troca rica de conhecimentos. Os empreendedores saem motivados e capacitados para fazerem seus negócios crescerem, e os mentores também se beneficiam ao desenvolverem suas habilidades de comunicação e liderança e ao fazerem parte de uma rede com profissionais com as mesmas aspirações. É uma experiência de impacto transformador para ambos”, diz Camila Oliveira, coordenadora de programas de geração de renda no Impact Hub.
A importância de mentorar pequenos negócios
De acordo com Camila, os resultados das mentorias realizadas pelo Salto Aceleradora extrapolam os números que o programa consegue mensurar. Os depoimentos dos empreendedores participantes são inspiradores e revelam como esses encontros transformam até mesmo a maneira como se enxergam pessoalmente e profissionalmente. “Minha visão foi transformada, expulsei a impostora da minha mente e comecei a acelerar minha carreira. Hoje me sinto mais confiante pessoal e profissionalmente. Elaborei metas para alcançar meu alvo e vou conquistá-lo. Nada mais me segura”, disse Andreia Fernandes, empreendedora participante do Salto.A seguir, listamos 4 motivos para começar a mentorar pequenos empreendedores:
- Transformação de vidas
- Desenvolvimento pessoal e profissional
- Contribuição para a comunidade
- Networking e novas oportunidades
Quem pode ser mentor no Salto Aceleradora?
O Salto está em busca de profissionais experientes e apaixonados que desejam fazer a diferença. É importante que tenham conhecimento em áreas como gestão, finanças, marketing e vendas e disponibilidade de pelo menos 5 horas ao longo de 5 semanas. A Comunidade de Pessoas Mentoras do Impact Hub é estruturada para garantir que tanto mentores quanto mentorados tenham uma experiência enriquecedora e gratificante.Veja como funciona:
- Seleção e treinamento
- Match mentor-mentorado
- Acompanhamento e suporte
- Avaliação de resultados
Postagens Recomendadas